CYPECAD - Vigas metálicas e mistas com conectores

Com o módulo Vigas metálicas e mistas com conectores podemos dimensionar utilizando perfis de aço laminado, soldado ou dobrado e no caso da viga mista os conectores. O cálculo das vigas é realizado espacialmente, considerando também as lajes e pilares, trabalhando em conjunto como um pórtico espacial. As cargas são automaticamente transferidas a partir das lajes, de outras vigas e pilares. Pode-se adicionalmente lançar cargas concentradas ou lineares diretamente nas vigas.

São diversos os tipos de seção de perfis que podem ser usados no CYPECAD. Os perfis podem ser lançados de modo único ou composto, tendo também a opção de perfis castelados. Na opção de perfis soldados encontram-se também as opções de perfis com altura variável ou banzos diferentes.

O CYPECAD possui as bibliotecas de perfis de fabricantes do Brasil já cadastrados além de permitir ao usuário o cadastro de novos perfis e novas bibliotecas.


Recursos:

Lançamento de vigas metálicas e mistas com conectores

O lançamento da viga é feito de uma maneira bem simples, clica-se no ponto inicial e o ponto final da viga e o software reconhece automaticamente os apoios intermediários. Uma viga metálica pode ser lançada como continua ou pode conter tramos com seções diferentes e conta com recursos importantes como editar uma viga depois de lançada, prolongar, apagar ou mesmo deslocar. Possui um importante recurso para ajustar as vigas em função do desenho importado do CAD.

Visualização tridimensional do projeto

Condições da viga metálica e mista com conectores

Pode-se estabelecer se a viga é contínua ou não, com desnível ou alinhada a superfície da laje, em balanço, atribuir se é inclinada , pode ser um contraventamento em "X" ou" V" ou plana, aplicar as condições de engastamento em viga-pilar, viga-laje liberando a torção ou não nas bordas. É possível inserir rótulas nas extremidades para a liberação de momentos como também a inserção de conectores.

Recurso para lançamento de vigas inclinadas

Relatórios de vigas metálicas e mistas com conectores

Automaticamente são gerados relatórios que podem ser impressos e exportados para outras aplicações em extensão *.PDF, *.DOCX, *.TXT, *.HTML, *.RTF, relatórios de cálculo em E.L.U e E.L.S, relatórios quantitativos de ferragem, concreto e fôrma.

Relatório de vigas metálicas e mistas com conectores

Carregamentos em vigas metálicas e mistas com conectores

O peso próprio é calculado automaticamente pelo software após o lançamento do perfil pelo usuário e podem ser adicionadas cargas pontuais ou lineares.

Recurso para adicionar cargas lineares em vigas

Desenhos de vigas metálicas e mistas com conectores

Os desenhos com os perfis e os detalhes dos conectores são gerados automaticamente.

Desenhos dos perfis e detalhes dos conectores

Nas pranchas poderá customizar com o seu próprio carimbo e complementar os desenhos com detalhes típicos que já se encontram no CYPECAD ou adicionar os seus próprios detalhes no software.

Biblioteca de detalhes construtivos

Análise de resultados em vigas metálicas e mistas com conectores

Após o cálculo pode se analisar os resultados diretamente na tela tais como esforços por hipótese de carregamento, deslocamentos, distorção, relatórios de verificação da viga ELUs.

Recurso para cálculo de vigas Recurso para cálculo de vigas metálicas