CYPECAD - Protensão em lajes maciças

(Necessita do módulo lajes maciças)

O módulo do CYPECAD de Protensão em lajes maciças para edificação foi criado para realizar o dimensionamento das armaduras passivas de Protensão em lajes maciças, cálculo prévio dos esforços dos cabos de protensão (aderentes ou não aderentes) e cujas características foram introduzidas pelo usuário.

Este módulo permite ao usuário introduzir o traçado dos cabos, a sua definição, as cargas de protensão e a percentagem de perdas. O programa gerará uma ação de pós-tensionamento onde atribuirá as cargas de desvio produzidas pelo traçado dos cabos.

Durante a fase de armar as lajes e no caso que se tenha definido os cabos como aderentes, tem-se em conta a capacidade remanente ou restante da armadura ativa, descontando-a para determinar a armadura passiva.


Recursos:

Lançamento da Protensão na laje maciça

Inicialmente o usuário configura as opções para o traçado do cabo (comprimento reto inicial, a distância aos pontos de inflexão do traçado, o comprimento reto do tramo central assim como os recobrimentos superior e inferior que respeita o traçado do cabo). No ponto carga de tensão, indica-se a percentagem de carga de tensão em função tanto do limite elástico como da resistência característica, e a percentagem de perdas.

Recruso para configurar as opções de traçado do cabo

Logo em seguida será inserido as linhas de flexão dos cabos e as intersecções na vista em planta das linhas de flexão com os traçados dos cabos representam-se os pontos onde o cabo se curva para alcançar a sua cota máxima. No fundo, é como se definisse pórticos virtuais onde se apóiam os cabos.

Outra utilização que se lhe pode dar às linhas de flexão é a definição de zonas de traçado reto dos cabos, por exemplo os cabos próximos a pilares alongados.

Feito isso no CYPECAD iremos introduzir os traçado dos cabos, existem duas opções para introduzir o traçado dos cabos, introduzir cabos concentrados e introduzir cabos distribuídos. A diferença entre as duas opções para introduzir cabos está no modo de definir o número de cabos que se vão colocar.

Ferramenta para introduzir

Esforços em lajes maciças

Os esforços nas lajes maciças podem ser analisados em cada ponto da malha de elementos finitos, podem ser consultados momentos, cortantes, deslocamentos e taxas de armadura.

Tela de esforços em Protensão em lajes maciças

Isovalores em lajes maciças

Poderá visualizar os deslocamentos, esforços, taxa de armadura, tensões de modo gráfico diretamente na tela

Recurso para visualizar por isovalores

Armaduras passivas das lajes maciças

Pode ser considerada uma armadura de base, indicada previamente, sendo que esta armadura de base será descontada da armadura de reforço, calculada apenas nos pontos onde a armadura de base não foi suficiente. A edição é feita através de um editor Inteligente. Edifício virtual altera facilmente tipos de laje, geometria, espessura, engaste, resulta em grande produtividade no lançamento.

Detalhamento das armaduras passivas das Protensão em lajes maciças

Relatórios e desenhos das lajes maciças

Levanta os quantitativos de concreto, forma, aço e dos cabos da Laje maciça.

Relatório de Protensão em lajes maciças pré-tensionadas

Gera automaticamente os desenhos de forma e da locação dos cabos da laje maciça.

Tela com desenho de forma e locação de cabos da laje protendida