CYPECAD - Módulo Pilares-parede por elementos finitos em "L", "U" e geometria qualquer

Este módulo permite considerar pilares-parede de grandes dimensões, caixas de escada, poços de elevador e pilares-parede de geometria irregular por elementos finitos, são discretizados automaticamente ao longo da prumada toda.

A rigidez do edifício é modelada de modo muito próximo da realidade, sem necessidade de hipóteses nem métodos simplificados, resultando em valores precisos para os deslocamentos horizontais, envoltórias de esforços e tensões.

Este módulo é essencial para projetar edifícios altos, esbeltos ou estruturas com pilares de geometria muito irregular.


Recursos:

Lançamento de pilares-parede em concreto

O lançamento é feito à partir da modelagem da forma do pilar-parede, que pode ser em "L" ou outras formas que desejar criar bastando informar os comprimentos, espessuras, onde ele nasce e onde termina, pode-se modelar vários tipos de pilares-parede. A entrada gráfica é a mesma que a entrada de pilares, podendo alterar os coeficientes de flambagem, engastamento, nomenclatura e outras opções.

Recurso para visão tridimensional da estrutura

Recurso para entrada de pilares-parede

Configurações de pilares-parede

No CYPECAD encontramos diversas configurações que podem ser customizadas pelo usuário tais como a disposição da ferragem, bitolas, espaçamentos de estribos nas tabelas de armadura, opções para disposição da armadura quanto as esperas, dobras, emendas, permite configurar os coeficientes de engastamento, rigidez axial de modo geral ou por pilar-parede.

Recurso para disposições de armaduras

Geração da armadura vertical de pilares-parede

Carregamentos

O peso próprio é calculado automaticamente pelo software após o lançamento pré-dimensionado pelo usuário. O cálculo é realizado espacialmente, considerando também as lajes e vigas, trabalhando em conjunto como um pórtico espacial e por isto, as cargas são automaticamente transferidas a partir das lajes, vigas, pilares e outros elementos estruturais na estrutura.

Transferencia de carga nos pilares-paredes

Análise de resultados em pilares-parede

Após o cálculo, os resultados, tais como deslocamentos, tensões e esforços são visualizados ao longo de toda a prumada em curvas de isovalores para deslocamentos, esforços, tensões, entre outros, diretamente sobre a malha de elementos finitos de cada pilar-parede, para cada hipótese de carregamento ou combinação.

Recurso para análise de resultados em pilares-parede

Edição de resultados em pilares-parede

As alterações da seção de concreto ou de qualquer barra de armadura são facilmente feitas em uma tela gráfica interativa, e o software recalcula "on-line" indicando os resultados das alterações propostas.

Recurso para edição de armaduras

Relatórios de pilares-parede

Automaticamente são gerados relatórios que podem ser impressos e exportados para outras aplicações em extensão *.PDF, *.DOCX, *.TXT, *.HTML, *.RTF, relatórios de cálculo, relatórios quantitativos de ferragem, concreto e fôrma.

Ferramenta para geração de relatórios

Visualização do relatório detalhado de pilares-parede

Desenhos de pilares-parede

Os desenhos de detalhamento dos pilares-paredes são gerados automaticamente em folhas e padrões de cores e layers preestabelecidos pelo usuário, nas pranchas já são geradas automaticamente as tabelas de aço e tabelas resumo, os desenhos já são gerados com cotas, textos que podem ser editados, as disposições de pilares-paredes em cada folha podem também ser editadas e as tabelas de aço são automaticamente atualizadas. As pranchas podem ser plotadas ou exportadas em formatos DXF ou DWG.

Nas pranchas poderá customizar com o seu próprio carimbo e complementar os desenhos com detalhes típicos que já se encontram no CYPECAD ou adicionar os seus próprios detalhes no software.

Recurso para geração automatica de pranchas