CYPECAD - Pilares de concreto

Com o módulo de Pilares de concreto armado, se dimensionam pilares de concreto em seção transversal retangular e circular de acordo com a norma selecionada.

Seu lançamento é fácil por terem telas intuitivas para introdução de dados permitindo uma configuração geral ou por pilar quanto aos coeficientes de engastamento, flambagem, rigidez axial, cobrimento e resistência do concreto.

Pode-se ainda definir o ponto fixo centralizado, ou de quina, ou ponto mediano de uma das faces para poder aumentar ou reduzir a seção ao longo da prumada em relação a este ponto.


Recursos:

Quantidade de pilares

No CYPECAD FULL não existe limitação quantitativa no lançamento de pilares assim como na altura, porém, no CYPECAD LT-30 teremos a limitação quantitativa de 30 pilares de altura em 4 níveis e no CYPECAD LT-50 teremos a limitação de 50 pilares em 4 níveis.

Sem limites de pilares

Lançamento de Pilares em concreto

Para a seleção dos tipos de pilares assim como definir onde ele nasce e onde ele morre são fáceis e intuitivos na tela de entrada de dados. Pode-se trabalhar com seções retangulares e circulares, variando o tamanho da seção ao longo da prumada, podem ser lançados de modo rotacionado com desníveis de apoio.

Ferramenta para realizar o lançamento de pilar novo

Ferramenta para escolher o tipo de seção do pilar

A introdução pode ser efetuada por coordenadas absolutas ou relativas, utilizando mascaras DXF/DWG juntamente com ferramentas de captura de pontos extremos, medianos, intersecção, centrados. Pode-se definir o ponto fixo em cada pilar para que as reduções ou aumento de seção ocorram em relação ao mesmo. Possui diversas ferramentas de edição como copiar, mover, deslocar, ajustar, apagar, alterar o ponto fixo.

Definição do ponto fixo do pilar

Configurações de pilares

No CYPECAD encontramos diversas configurações que podem ser customizadas pelo usuário tais como a disposição da ferragem, bitolas, espaçamentos de estribos nas tabelas de armadura, opções para disposição da armadura quanto as esperas, dobras, emendas, permite configurar os coeficientes de engastamento, rigidez axial, rigidez a torção e flambagem de modo geral ou por pilar.

Pode-se ainda configurar a classe de resistência do concreto de modo geral ou por pilar variando o mesmo ao longo da prumada.

Ferramenta para editar as configurações do pilares

Ferramenta para definir as opções de pilares, parede, muros e consolas

Configuração das armaduras longitudinais

Ferramenta para atribuir armadura nos pilares

Efeito de segunda ordem

Em situações de ações de vento pode-se ativar a opção para consideração dos efeitos de segunda ordem, efeito P-Delta. Será calculado o coeficiente Gama Z para estabilidade global da estrutura.

Ferramenta para consideração dos efeitos de segunda ordem

Carregamentos

O peso próprio é calculado pelo software e podem ser introduzidas cargas no extremo superior dos pilares provenientes de uma outra estrutura, por exemplo, uma cobertura metálica. Pode-se também efetuar o lançamento de cargas horizontais em pilares, cargas concentradas ou uniformemente distribuídas.

Recurso para introduzir cargas no extremo superior

Dimensionamento das cargas horizontais

Análise de resultados em pilares

Após o cálculo pode se analisar os resultados diretamente na tela tais como esforços por hipótese de carregamento, deslocamentos, distorção, relatórios de verificação do pilar em E.L.U.

Recurso para analisar os resultados do pilar

Relatório dos deslocamentos de pilares

Relatório das distorções de pilares

Relatórios com as verificações do pilar

Listas de verificações para todas as configurações

Edição de resultados em pilares

Após o cálculo, a ferragem do pilar é detalhado e pode ser facilmente editado pela tela Editor de pilares, assim como o tipo de seção, dimensão, visualizando em 2D ou 3D.

Recurso para edição de pilares

Recurso para detalhamento de pilares

Vista tridimensional do pilar

Após a edição é possível refazer o cálculo para verificar se o pilar continua atendendo as exigências conforme a norma preestabelecida.

Relatórios de pilares

Automaticamente são gerados relatórios que podem ser impressos e exportados para outras aplicações em extensão *.PDF, *.DOCX, *.TXT, *.HTML, *.RTF, relatórios de cálculo, relatórios quantitativos de ferragem, concreto e fôrma.

Recurso para geração de relatórios de esforços e armaduras

Tela de visualização de relatórios com quantitativos de pilares

Desenhos de pilares

Os desenhos de detalhamento dos pilares são gerados automaticamente em folhas e padrões de cores e layers preestabelecidos pelo usuário, nas pranchas já são geradas automaticamente as tabelas de aço e tabelas resumo, os desenhos já são gerados com cotas, textos que podem ser editados, as disposições de pilares em cada folha podem também ser editadas e as tabelas de aço são automaticamente atualizadas. As pranchas podem ser plotadas ou exportadas em formatos DXF ou DWG.

Recurso para gerar pranchas automaticamente

Nas pranchas poderá customizar com o seu próprio carimbo e complementar os desenhos com detalhes típicos que já se encontram no CYPECAD ou adicionar os seus próprios detalhes no software.

Biblioteca com detalhes de pilares e vigas