Arquimedes - Gestão de Resíduos da Construção Civil (PGRCC)

Com este módulo e o módulo de interface com o gerador de preços ao Arquimedes, são gerados automaticamente relatórios com o estudo de gestão de resíduos da construção e demolição ao se elaborar os orçamentos de acordo com a resolução n° 307/202 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Além de relacionar os resíduos automaticamente, também é possível acrescentar manualmente outros produtos não previstos.


Recursos:

Estimativa de geração de resíduos

As composições de serviços dos geradores de preço de Obras Novas e Reformas apresentam os índices unitários de resíduos gerados pelo serviço e que ao serem utilizados na elaboração do orçamento no Arquimedes, automaticamente serão calculadas as quantidades de resíduos gerados na construção. Para estas estimativas serem carregadas no Arquimedes é necessário o módulo "Conexão com o Gerador de Preços" de Obras Novas, de Reformas e ou de Infraestrutura.

Visualização e edição de resíduos da construção

Após a exportação dos serviços do Gerador de Preços de Obras Novas ou Reformas, no Arquimedes teremos a adição da coluna GR , ao clicar neste campo, teremos na região inferior da tela a relação dos resíduos classificados conforme a Resolução n° 307/202 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Ao clicar duplo em um resíduo será aberta a tela com as características tais como peso, densidade e volume que poderão ser ajustadas pelo usuário.

Adição de resíduo em um serviço

Apesar de já ser gerada a relação de resíduos nos serviços conforme CONAMA, ao importar do gerador de preços, o usuário tem total liberdade de acrescentar outros resíduos que lhe for conveniente através da seleção dos resíduos classificados conforme a Resolução n° 307/202 e codificados conforme padrão IBAMA.

Relatórios

Documentos

Com este módulo podemos gerar o documento prescrito pela Resolução n° 307/2002 do CONAMA.

Neste documento serão apresentadas:

Este documento também pode ser gerado em TXT, PDF, HTML, RTF, DOCX e XLSX, além de permitir a pré-visualização e impressão diretamente pelo Arquimedes.