Baixe a versão de avaliaçao do Multi-BIM


Já é cadastrado?
Faça seu login:


Login:
Senha:
 
Esqueceu seu login/senha?
Ainda não é cadastrado?

 



 

Software Multi-BIM: Tecnologia BIM para empresas e profissionais da Construção

O que é: nosso Software Multi-BIM viabiliza, para pequenas e médias empresas, a Tecnologia BIM-Building Information Modeling. Ela tem como principal objetivo a integração das informações de todos os projetos civis, tais como Arquitetônico, Estrutural, Instalações Prediais, Orçamento, Planejamento e também, a Construção, Operação e Manutenção do Edifício.

Assista a um vídeo sobre o Multi-BIM e entenda como funciona o software.

 


Para que serve: o Software Multi-BIM ao fazer a integração dos diversos projetos, resulta na melhoria da qualidade, na entrega em prazos mais curtos, ja que evita revisões devidas a erros e problemas de interferência entre os vários elementos, Permite o gerenciamento dos desenhos e documentos, visualização e consulta “on-line” de qualquer elemento do projeto, levantamento de quantitativos e orçamento sintético que podem ser selecionados de acordo com o tipo de elemento (estrutural, alvenaria, componente elétrico, etc.), com a região (subsolo, térreo, tipo, cobertura, etc) ou com o tempo (o que será executado nos próximos 3 meses), pode-se ainda gerar um filme com a animação da execulção do itens selecionados anteriormente .

Para quem serve: A utilização do Software Multi-BIM traz benefícios para todos os envolvidos no projeto e execução da construção civil, tais como arquitetos, calculistas, projetistas de instalações elétricas, hidráulicas, ar-condicionado, construtoras, empreiteiros, fabricantes de insumos  e, também, para os incorporadores, visando a operação, manutenção e futuras reformas do edifício.

O que é necessário: O Software Multi-BIM utiliza recursos muito comuns no Mercado de Trabalho da Construção Civil Brasileira. Ele trabalha no ambiente Windows (XP, Vista e 7) e utiliza o formato DWG (CADMultiplus, AutoCAD e IntelliCAD) para os desenhos e projetos e o formato CSV para planilhas e orçamentos (Microsoft Excel e compatíveis).

Níveis de Integração BIM

Utilizando o Software Multi-BIM, os projetos podem ser integrados em dois níveis: Integração Total, que abrange todas as informações dos vários projetos e Integração Parcial, em que apenas parte das informações está integrada atualmente, mas permite a integração e visualização em 3D de elementos tais como Arquitetura ou Estrutura, mesmo que nem todas as informações detalhadas estejam disponíveis. Esta flexibilidade é essencial para permitir a utilização da Tecnologia BIM hoje mesmo e aproveitar o excelente momento econômico da Construção Civil Brasileira. 

A Integração Total hoje está disponível para projetos elaborados utilizando-se os Softwares ArqMultiplus, CYPECAD, e PRO-Armar (Projeto Estrutural), PRO-Elétrica, PRO-Hidráulica, PRO-Ar condicionado e Arquimedes (Orçamento e Planejamento de Obras). É importante ressaltar que o número de profissionais e empresas que utilizam estes softwares é muito grande no Brasil, pois a MULTIPLUS está no mercado faz 26 anos e tem mais de 26.000 cópias de seus softwares  em todo o território brasileiro.

A Integração Parcial pode ser utilizada com todos os softwares de projeto estrutural que gerem um desenho 3D da estrutura (formato DWG ou DXF) e com todos os softwares de orçamento e planejamento compatíveis com planilhas em formato CSV (Microsoft Excel) , o que abrange praticamente todos os softwares disponíveis no mercado brasileiro.

 Recursos do Software Multi-BIM

O Software Multi-BIM é uma ferramenta muito poderosa, cuja utilização, bem como aprendizado e implantação, são muito fáceis. Os principais recursos são:

Visualizador e Gerenciador de Projetos

Permite visualizar no volume de todo edifício todos os projetos e desenhos enviados para a Pasta BIM do Edifício. Esta visualização é feita através de volumes sólidos associados a cada projeto. Ao clicar sobre o sólido associado a uma diciplina, pode-se ter uma visualização rápida do projeto ou desenho, bem como acessar seus dados, como nome do projeto e arquivo, revisões, responsável, datas, etc.  A consulta e visualização podem ser seletivas por andar, região, tipo de projeto ou datas de execução.Por exemplo, pode-se selecionar visualizar somente os Projetos Elétricos do Subsolo, Térreo e Sobreloja.

 

Outra utilidade deste Visualizador é verificar se todos os projetos de um determinado tipo foram entregue ou, caso contrário, rapidamente descobrir que o Projeto Hidráulico da Sobreloja está faltando, por exemplo, e tomar as providências para que ele seja entregue o mais breve possível.

 Gerenciador BIM e Consultas on-line

Permite visualizar, de forma integrada, todos os elementos de um edifício e efetuar uma “consulta on-line” clicando-se em qualquer elemento, são apresentadas todas as suas características com todos os detalhes. Esta visualização pode ser seletiva por andar, região, tipo de projeto ou datas de execução, Por exemplo, pode-se selecionar visualizar somente o Projeto Estrutural do Térreo e Sobreloja, etc. Este recurso realiza um dos principais objetivos da Tecnologia BIM. Também é possível visualizar qualquer interferência entre os vários elementos, como por exemplo, entre a estrutura e a hidráulica, entre a elétrica e a hidráulica, etc.


Apresentam-se a seguir exemplos didáticos de vários tipos de visualização e consulta “on-line” dos vários elementos de um edifício.


 

Orçamento Sintético e Listas de Materiais

Gera um Orçamento Sintético da região e elementos selecionados para visualização. Esta visualização pode ser seletiva por andar, região, tipo de projeto ou datas de execução. Por exemplo, pode-se selecionar visualizar somente o Projeto Hidráulico da Cobertura, Caixa d’água, etc. Este Orçamento Sintético inclui os códigos de serviços das principais Bases de Preços e Composições utilizadas no Brasil  e pode ser aberto diretamente pelo Software Arquimedes para gerar o Orçamento Analítico Detalhado bem como todos os outros 240 tipos de Relatórios do Software Arquimedes.


Também podem-se utilizar outros softwares de orçamento, pois o Orçamento Sintético é fornecido em formato CSV. É necessário que o software de orçamento possua a Base de Preços e Composições adotada.

Se, ao elaborar cada projeto, tiver sido cadastrado um valor de preço unitário para os respectivos serviços, este Orçamento Sintético pode fornecer também uma Estimativa de Custo ou Preço para cada seleção consultada.


Também se pode gerar uma Lista de Materiais Detalhada com todas as informações pertinentes aos elementos selecionados. Este recurso é de grande valia para o Departamento de Compras e para apoio aos empreiteiros especializados em cada área.


Animação de Fases da Execução

Gera automaticamente um filme mostrando a animação das Fases de Execução com, por exemplo, o que será executado da estrutura nos próximos 6 meses. Pode-se especificar a velocidade da animação, data de início e término. Este recurso é muito útil para a comunicação com os proprietários da obra ou com o público em geral.

 Como elaborar projetos com Tecnologia BIM

Para Integração Total, os projetos devem ser feitos em 3D, utilizando a Tecnologia de Objetos, de modo que todos os atributos estejam organizados em camadas (layers). Utiliza-se o Comando Gerar BIM nos softwares ArqMultiplus, PRO-Elétrica, PRO-Hidráulica, PRO-Ar condicionado, PRO-Armar (CYPECAD) e PRO-Alvenaria. Todos os projetos feitos atualmente com estes softwares são compatíveis. Informações como unidade utilizada (cm, m), origem e orientação de eixos X, Y, Z utilizadas em cada projeto devem ser fornecidas.

 Organização de Layers com o Multi-BIM

O Software Multi-BIM permite organizar e compatibilizar os nomes de layers em Grupos de Layers para que os componentes de cada layer possam ser acessados corretamente no Modelo BIM, conforme exemplo mostrando a seguir para Projetos Hidráulicos.

Fabricantes da Construção Civil

Todos os fabricantes de insumos da Construção Civil podem se beneficiar muito através do Software Multi-BIM, pois tanto ele como os Softwares da Linha PRO da MULTIPLUS permitem cadastrar o código do fabricante, um nome, uma descrição do fabricante, um preço de referência (opcional), um bloco 2D, um bloco 3D (formato DWG) e uma imagem formato JPG.

Esses atributos aparecem automaticamente no Modelo BIM ao efetuar a Consulta “on-line”, gerar
um Orçamento Sintético ou uma Lista de Materiais.

É muito fácil e rápido para cada fabricante cadastrar seu Catálogo de Produtos. Destacam-se os fabricantes de Material Elétrico e Hidráulico, Metais e Louças Sanitárias, Portas e Janelas, Pisos e Revestimentos, Cozinhas e Banheiros, etc.

 
 
MULTIPLUS - Praça da República, 386 - 6º andar - São Paulo-SP    tel.: 11 3527-1711