MULTIPLUS
Softwares Técnicos
CYPECAD

O mais completo software para projeto estrutural
CYPECAD:
Apresentação
Módulos
Versões
Nova Versão 2012
Melhorias Versão 2011
Melhorias Versão 2010
Melhorias Versão 2009
Melhorias Versão 2008
Melhorias Versão 2007
Demonstração
Vantagens
Softwares Concreto
mm
DOWNLOADS:
Projetos
Desenhos
Manuais
Protetor de Tela
Memória de Cálculo
m
Parceiros Técnicos
m
SOFTWARES:
Arquitetura
Orçamento
Instalações
Metálicas
Todos os Softwares
 
Links
Home | Empresa | Softwares | Preços | Suporte Técnico | Treinamentos | Fale Conosco
Nova Versão do CYPECAD 2007
 
Nosso software CYPECAD agiliza muito a elaboração de Projetos Estruturais em Concreto Armado.

O  CYPECAD é utilizado  por milhares de profissionais em todo o Brasil. Procurando atender as necessidades e sugestões desses usuários, o software foi muito aperfeiçoado ao longo de todos estes anos, tornando-se uma ferramenta poderosíssima para o profissional, conforme apresentamos a seguir. Nesta nova versão foi desenvolvida  a integração entre dois poderosos softwares : o CYPECAD e o METÁLICAS 3D, permitindo desenvolver seu projeto com diversas soluções estruturais : Concreto, Aço, Madeiras, Alvenaria Estrutural, em um único ambiente gráfico.
 
INTEGRAÇÃO CONCRETO - AÇO

Os usuários do CYPECAD Concreto agora podem calcular qualquer estrutura metálica ou em madeira , tais como coberturas, tesouras, treliças espaciais, torres,etc , integradas com a estrutura de concreto e sua fundação.
O cálculo pode ser feito integrado ou cada estrutura individualmente e , em ambos os casos, esforços e reações de apoio são transmitidos automaticamente entre as estruturas.

* Este recurso está disponível apenas para os usuários que possuam os dois Softwares : CYPECAD e METÁLICAS 3D no mesmo hardlock. No caso do usuário possuir dois hardlocks separados será necessário unificá-los.

Principais Recursos e Vantagens da Nova Versão 2007 do CYPECAD

VERIFICAÇÃO DO ESFORÇO CORTANTE EM PILARES.

Em Dimensionamento de pilares, aparece um novo código para indicar quando um pilar não verifica a resistência ao esforço cortante. Clicando sobre ele mostra-se um quadro onde são indicados a área longitudinal de armadura na direção X e Y, a área de armadura de estribos, os esforços de dimensionamento em ambas as direções, assim como o esforço cortante resistido em cada direção.


Deve ser satisfeito o critério:



Sendo:
Qsd: Cortante de cálculo ao qual está submetida a seção do pilar em cada direção
Qrd: Cortante que resiste a seção do pilar em cada direção.

HIPÓTESES DE CARREGAMENTOS ADICIONAIS

Permite criar hipóteses de carregamentos ilimitadas para qualquer situação: cargas permanentes, sobrecargas, vento, sismo e neve. Nesta nova versão é possível separar em diferentes hipóteses o peso próprio da estrutura das demais cargas permanentes

COMBINAÇÕES AUTOMÁTICAS PARA QUALQUER NÚMERO DE HIPÓTESES

O CYPECAD realiza a combinação automática de todas as hipóteses criadas pelo usuário.
Este recurso permite simular cargas móveis (por exemplo em 10 posições no vão) e obter as envoltórias.
Todas as hipóteses podem ser classificadas em:

  • Compatíveis: Os grupos de cargas poderão atuar sozinhos ou combinando-se com os outros grupos de cargas da mesma hipótese.
  • Incompatíveis: Os grupos de carga não combinarão com outros grupos de cargas da mesma hipótese.( Ex.: as diferentes posições de um veículo-tipo corresponderiam a disposições adicionais incompatíveis de uma hipótese).
  • Simultâneas: Atuam concomitantemente e não é gerado combinação alguma entre os distintos grupos de cargas. Esta opção é vantajosa quando se deseja diferenciar cargas de distintos valores que atuam em uma mesma hipótese nas estruturas 3D

Todas as combinações são geradas de acordo com a NBR8681/2004

O usuário pode editar todas as combinações geradas pelo CYPECAD e consultar as combinações geradas através de uma listagem própria , na qual se indicam a formulação e os coeficientes parciais de segurança , assim como os coeficientes utilizados nas combinações.

VIGAS METÁLICAS CASTELADAS
          
Foi implementado o cálculo e verificação de vigas metálicas casteladas e alveolares, também chamadas de vigas Boyd. O usuário pode definir livremente as vigas casteladas, selecionando o tipo de recorte (hexagonal, octogonal ou circular – neste caso chamado alvéolo), as relações dimensionais e a região maciça nos extremos da viga.

PERSPECTIVAS CÔNICAS POSSIBILITANDO “PASSEAR” PELA ESTRUTURA

Todas as obras podem ser visualizadas nesta nova versão em perspectiva cônica. Ao gerar o modelo 3D de todo o pavimento ou apenas de alguns pisos, o usuário poderá escolher visualizar a vista isométrica ou em perspectiva cônica:

 

O usuário pode passear pela estrutura através do scroll do mouse, tendo a sensação de estar dentro da estrutura, podendo se aproximar ou afastar, além de caminhar através de cada pavimento.
NOVA BARRA DE FERRAMENTAS

Foi criada no CYPECAD uma barra abaixo do menu superior com os ícones configurados pelo usuário. Com isso pode-se ter um acesso rápido às ferramentas mais utilizadas e de sua preferência nas guias do programa (entrada de pilares, entrada de pavimentos e resultados).



COMANDO DESFAZER-REFAZER ( UNDO ) EM ENTRADA DE PILARES.
Foi acrescentada a opção Desfazer-Refazer durante a Entrada de Pilares, recurso análogo ao que já existía em Entrada de pavimentos (vigas).
PROLONGAR VIGAS.

Foi implementada uma opção que permite prolongar uma viga de um comprimento fixo definido pelo usuário. Aproximando o mouse da viga, ela ficará selecionada e pode-se observar que o extremo mais próximo ao cursor se prolonga de um valor definido previamente na caixa de diálogo. Com um clique a viga ficará prolongada deste comprimento.

 
ATIVAÇÃO DE CAPTURAS ATRAVÉS DA TECLA F3

Pode-se ativar ou desativar as ferramentas de Capturas para arquivos dwg/dxf através da tecla de função <F3>. Pressionando-a sem ter nenhuma captura ativada no diálogo de capturas, abre-se este diálogo para selecionar pelo menos uma captura. No caso de se ter capturas ativadas, ao pressionar <F3> ativam-se ou desativam-se as mesmas.

OUTRAS MELHORIAS

  • Atalho através da tecla <F4> para ativar ou desativar a visualização das máscaras em dwg ou dxf para cada um dos pavimentos, isto agiliza muito a limpeza de telas congestionadas
  •  Ao gerar o modelo 3D da estrutura as lajes ficam transparentes possibilitando visualizar o restante da estrutura como vigas e pilares.



  •  Ao gerar o 3D da estrutura as lajes ficam transparentes possibilitando visualizar o restante da estrutura como vigas e pilares.
  • Exportação dos relatórios em formato HTML direto para o Microsoft WORD nas versões 97, 2000 e superiores. Possibilita abrir os relatórios gerados pelo CYPECAD na mesma formatação que estava na tela.
  • Permite criar um arquivo de imagem no formato bmp ou jpeg de qualquer imagem que está na tela.

Isto é muito útil para gerar imagens de projetos em 3D e enviar para os clientes.

  • Foram personalizadas várias configurações usualmente adotadas no Brasil, tais como:

- configuração no comprimento mínimo de ferros, para evitar armações com barras muito pequenas.
- numeração de vãos
- referências de encontros de vigas
- estribos em pilares no encontro com vigas e lajes
- novas armaduras de ferros voltadas para obras pequenas

  • Geração automática de backups de obras feitas em versões anteriores quando abertas pela nova versão, permitindo abri-las na versão em que foi calculada.
 
INTEGRAÇÃO CONCRETO-AÇO e MADEIRA

Com o CYPECAD e o METÁLICAS 3D você terá o software mais completo e integrado para estruturas de aço, madeira, estruturas mistas, abrangendo vários tipos de lajes, vigas, pilares, fundações, alvenaria estrutural armada, cortinas e reservatórios.
Podemos destacar como principais recursos e vantagens:

    • Podem-se apoiar diversas estruturas metálicas na mesma estrutura de concreto sem a necessidade de criar novos pavimentos.
    • As reações de apoio da estrutura metálica são transmitidas automaticamente para a estrutura de concreto, evitando erros e sem a necessidade de se preocupar se a carga foi ou não majorada.
    • Podem-se lançar escadas e rampas metálicas em conjunto com a estrutura de concreto sem criar pavimentos intermediários.
    • Possibilidade de lançar e calcular treliças espaciais complexas.
    • Verificação e Otimização de todos os perfis de acordo com a norma selecionada. Conta com uma ampla biblioteca de perfis metálicos dos principais fabricantes nacionais.
    • Calcula estruturas de madeira de acordo com a NBR7190, ideal para coberturas e tesouras.

Conclusão

Você também precisa utilizar esta poderosa e versátil ferramenta em seus projetos estruturais !
Você vai melhorar muito a velocidade, produtividade e lucratividade do seu trabalho !